Reperiferia

Dor nas Costas: Principais causas e tratamentos

Dor nas costas são umas das principais causas de desconforto na saúde das pessoas no mundo, elas trazem um forte prejuízo, debilitando inúmeros movimentos, são muitas causas desses problemas, o que normalmente corresponde ao fato de algum problema existir na coluna do individuo o que acaba ocasionando na dor, atinge qualquer idade especifica, principalmente os idosos casos onde um médico deve ser consultado, pois assim ele pode tratar do paciente corretamente.

Essas dores são causadas por diversos fatores, a origem de um deles é o modo que a pessoa se posiciona ao andar, ao sentar, modo de fazer exercícios para fortalecer os músculos e também a obesidade. Por quê a obesidade prejudica a coluna? Todos acabam tendo essa dúvida, já que existem pessoas bem gordinhas e não ocorre deficiência alguma na coluna. A coluna é a base do nosso corpo, ela é a parte que sustenta todo nosso peso, por isso, é muito comum indivíduos acima do peso sentirem dor na coluna.

dor nas costasExistem varias áreas que podem ser afetada com as dores nas costa, sendo que os músculos da região tem uma alta responsabilidade em relação ao nosso corpo e por este fato, um dos motivos seria pelo cansaço físico ou por uma má postura e posicionamento, lembrando que uma vida com movimentos irregulares e com irresponsabilidade traz alto prejuízo futuramente na sua coluna, por causa disso continue nessa página para saber como lidar com este problema.

Mas se a dor se propague de repente, tendo outros sintomas em seu corpo nada comum como o aparecimento de febres e uma alta dificuldade na sua forma de se movimentar, será um outro tipo de problema podendo até mesmo estar relacionado à inflamação de um certo local ou órgão no local, deixando você muito debilitado e não conseguindo fazer a realização de atividades simples de seu dia a dia por conta da alteração da postura, assim a melhor coisa a se fazer é buscar ajuda de algum médico.

Sendo Assim, é muito importante estar atento á todos os sintomas, e se caso você tomar algum remédio e não ter bons resultados, procure um médico especialista nesse assunto, ninguém mais do que ele poderá te ajudar de forma com que você fique bem e não volte a ter mais essas dores, por causa disso veja mais sobre esses problemas ao decorrer deste artigo, assim com a origem desses problemas no seu dia a dia você conseguirá lidar de uma forma mais eficaz com ele.

Possíveis causas

Existem muitas causas que podem fazer com que ocorram essas dores nas costas, e ao acompanhar mais o artigo você vai poder tirar muitas duvidas a respeito e ter uma maior noção e saber o que deverá fazer para combater este tipo de situação, tendo uma alta melhora no percentual de vida e verificando situação que prejudica a sua costa. Veja mais abaixo:

Dor nas costas ao respirar

Normalmente quando sentimos está dor ao respirar a dor acaba se tornando algo muito mais sério e por isso deve ficar atento com a sua saúde pois pode ser algo relacionado ao seu pulmão, fique atento com uma alta sensação de falta de ar que também pode levar a muitos prejuízos vividos por você, ocasionando em diversos problemas de saúde. Caso tenha algum problema respiratório poderá estar sendo aclamado, assim como uma forte gripe ou certas infecção que vem a surgir, todos sintomas que debilitam muito a forma que nosso físico atua.

dor nas costas respirar

Para estar aliviando a dor que ocorre nas costas você pode usar uma compressa de água morna no loca mais afetado e dolorido, se não haver nenhuma melhora o mais indicado é procurar um medico, pois ele vai passar a você certos remédios e verificar o seu quadro de saúde, pois pode ser um começo de pneumonia, doença que sabemos que é muito grave para a saúde do nosso organismo e por isso que é importante começar o tratamento sempre no inicio de seu surgimento.

Lembrando que, o especialista nesse assunto irá te passar algumas dicas que podem fazer você evitar esses problemas e você terá mais chances de se curar, assim um médico sempre é uma boa opção, afinal é difícil tratar de nosso corpo sempre da maneira correta, e é por isso que acabam existindo os médicos que estudam boa parte de suas vidas para nos cuidar da amaneira certa, resolvendo problemas como essas dores que ocorrem em nossas costas.


Dor no meio das costas

dor nas costas meioNo meio das costas pode existir até duas possibilidades, como a contratura muscular ou problemas ligados diretamente a coluna, como uma hernia de disco, sendo que afeta grande parte da população mundial, e é uma doença muito grave que afeta muito a nossa coluna fazendo com que diversas atividades venham se tornar doloridas, e é por causa disso que devemos ficar atentos com as dores da hernia de disco, e conhecer mais sobre ela.

Vimos acima que a hernia de disco é uma das causas dessas dores junto a lesão muscular, mas dor nas costas podem ficar pior com certas atividades como por exemplo o carregamento de peso,  além disso outra coisa que pode ocasionar no surgimento desse tipo de dor é a postura, lembrando que normalmente está dor é algo que afeta boa parte da população, principalmente pessoas com mais de 45 anos e que trabalham levantando peso.

E para estar melhorando a sua situação deve utilizar as compressas de água morna e evitar ficar parado numa só posição por muito tempo, principalmente se esta posição se torna inadequada para a sua coluna, pois isso pode afetar e muito a sua coluna e prejudicando ainda mais a sua situação. Deve ir ao medico e iniciar o tratamento o mais rápido possível nessas situações de dores.

Rins

O rim quando sofrem algum tipo de problema podem sim afetar as nossas costas, e um problema que faz muito isso é a cólica renal, indicada como uma das piores dores que uma pessoa pode sentir em sua vida, o que é algo extremamente dolorido e traz fortes consequências com a sua saúde, pois apresenta as famosas pedras no rins, impedindo muitas vezes o paciente de caminhar e se mexer, por isso que o problema é grave e deve ser tratado com auxílio médico. O tratamento deve ser imediato, procurar um medico vai ser a sua melhor opção a ser feito.

Por isso é sempre bom estar bebendo bastante líquidos, principalmente água, pois ela evitará esse grande problema na nossa saúde, o que é importantes pois o tratamento das pedras nos rins pode ser complicado assim se prevenir elas você não tende a nem passar pelos sintomas que ela acaba apresentando em seu corpo, se livrando assim da tão temida dor nas costas.

dor nas costas rins

Outras tipos de dores

Dor nas costas pode também ocorrer na região superior do nosso físico e pode trazer um alto grau de prejuízo na nossa vida, dificultando muitos movimentos simples, sendo que o cansaço, preocupação, falta de alongamento e torcicolo tem uma alta relação em afetar diretamente nessa dor, coisas que não podem existir no nosso dia a dia pois além de ocasionar nesse tipo de problema podem sim causar muitos outro que são muito ruins para a nossa saúde.

dor nas costas tipos

Outro quesito que não podemos deixar de fora e que tem uma alta relevância e precisa de muitos cuidados quando afeta a nossa costa é o nervo ciático, que é a região final da coluna formando uma alta sensação de formigamento atingindo até mesmo a movimentação da nossa perna, indicando os bicos de papagaios, e nessas situações também se torna necessário o uso de anti-inflamatórios, pois eles podem servir de grande auxílio na hora do tratamento.

Quando estar procurando um medico?

dor nas costas medicoSempre é bom saber quando que é importante procurar um médico, e você deve procurar ele em caso de certos desconfortos na região das costas, consequentemente você consegue se prevenir de certas complicações que podem ocorrer em sua costas, ainda mais se a dor for muito forte e sempre haver repetição dela no seu quadro de saúde vindo até mesmo com outros tipos de sintomas.

O clinico geral poderá ser a sua melhor opção de atendimento, pois ele indicará um especialista certo à você que vai pedir muitos exames e ver o que está ocasionando a dor em seu corpo, estes exames que irão indicar certos medicamentos que vão poder evitar certas complicações futuras e aliviando a sua dor nas costas como por exemplo os anti-inflamatórios, assim terá um tratamento correto por isso deve ser paciente.

Na consulta com o médico é de extrema importância falar tudo ao médico sobre origem da dor, assim poderá fazer o exame correto e assim poder indicar o melhor tratamento possível a você, correspondendo ao seus sintomas, tratando eles da forma ideal afinal para que eles venham voltar a não sofrer nenhum tipo de dano é importante que de atenção aos direitos deles.

Como Tratar?

Tratar de um problema como este pode ser fácil ou extremamente difícil e isso acontece principalmente devido ao fato que você pode resolver uma dor nas costas com uma compressa morna , ou até mesmo resolver uma dor nas costas com uma cirurgia e etc. Isso ocorre pois as dores podem ser causadas por inúmeras coisas e assim quanto mais grave mais importante é se preocupar em conseguir tratar e por isso é sempre importante ir à um hospital pedir conselhos a médicos.

Por isso se caso nenhum tratamento caseiro resolver a sua dor não perca tempo e procure ajuda profissional antes que o problema em seu corpo se agrave.

Como evitar

Certas praticas efeituadas no seu dia a dia irá contribui e estará evitando com que esta situação piore o seu estado de saúde, ou até mesmo não ocorra outras dessas dores em seu corpo fazendo assim com que seja sempre ocorra cuidados em relação ao seu corpo. As atividades físicas regularmente juntamente com uma alimentação mais saudável pode ser essencial ao evitar certas complicação no seu corpo, e mesmo sendo algo difícil de ser seguido é importante que ocorra de fato.

dor nas costas evitar

Alongamentos menos estresse e movimentos básicos mas ao levantar peso contribui ao bom funcionamento da coluna por isso não devem ser dispensados pois auxiliam muito no tratamento desse problema nas costas, por isso não deve deixar de fazer eles. Caso o seu serviço seja de escritório entre outros, deverá manter sempre a postura geral do físico para que não ocorre de maneira alguma um complicação futuras ocasionando a dor nas costas, pois é uma das principais causas.

10 comments

  • Sinto muito essa dor já sou um pouco velha e por isso queria agradecer pelo seu texto, ajudou muito com o auxilio das dores que faço todo dia em casa

  • Pratico basquete e no ultimo jogo me machuquei feio em uma jogada, felizmente apliquei a compressa morna e ajudou, assim como disse nesse artigo

  • Se eu ir na academia todos os dias os riscos de eu ter essas dores diminuem?

  • Existe uma dieta para eu seguir que faça com que a dor nas costas venha ser prevenia junto a dores d outras partes do corpo?

  • Sinto dores nas costas todos os dias devido ao meu serviço que envolve carregamento de peso, após ver este texto entendi o quão é importante procurar um médico para me ajudar no tratamento.

  • Sempre busco saber sobre dores no corpo para saber evitar elas, obrigado pelo texto!

  • Essas dores são de fato muito ruins e por isso que sempre me preocupo em evitar elas com uma boa saúde.

  • Pedro Henirque disse:

    Já fiz todos os tratamento caseiros, nenhum ajudou, devo procurar um ortopedista?

  • Quais são os remédios de fato que ajudam no tratamento desse tipo de dor?

  • Sou fisioterapeuta e posso dizer que este tipo de problema é muito comum na minha clinica.

Dor nas costas

Dor nas costas são umas das principais causas de desconforto na saúde das pessoas no mundo, elas trazem um forte prejuízo, debilitando inúmeros movimentos.

Tem muitas causas que podem ocorrer este tipo de situação, o que normalmente corresponde pelo fato de algum problema na coluna do individuo, atinge qualquer idade especifica, principalmente os idosos.

dor nas costas

Essas dores são causadas por diversos fatores, um deles é o modo que a pessoa se posiciona ao andar, ao sentar, e também, pela obesidade.

Principais locais das dores

Você pode ter muitos motivos para se preocupar com as dores nas pernas, no entanto deverá observar melhor quais são os sintomas encontrado.

dor nas costas

Existem diversos lugares para sentir dores nas costas, mais os principais locais são:

  • Lombar;
  • Costela;
  • Trapézio;
  • Espinha da escápula.

Esses são os principais lugares que dói com frequência, e cada um deles tem um tratamento para que tenha um alívio na dor.

Sobre o texto

Nesse post você poderá ficar por dentro de tudo sobre dor nas costas, podendo descobri quais as piores dores nas costas.

Além disso você poderá saber quais os melhores tratamentos contra dor nas costas, podendo ficar livre dessas dores que muitas vezes são insuportáveis.

No final do post você poderá conferir comentários e relatos de pessoas que fizeram os tratamentos e tiveram resultados positivos.